terça-feira, 9 de junho de 2015

Apresentação no Rotary e semana

                      No domingo cheguei em Ringsted onde me despedi da galera do eurotour e peguei o trem para Slagelse onde minha Hmãe estava me esperando. No caminho para casa paramos numa área de acampamento, onde estavam onze estudantes de intercâmbio da Índia, os quais faziam um intercâmbio de algumas semanas pela Alemanha, Dinamarca e Finlândia. Depois de falar um pouco com eles, nós voltamos para casa, eu comi algo, desfiz a mala e fui dormir.







Intercâmbistas do colégio



                         Na segunda-feira acordei meio tarde, porque estava cansado e depois arrumei meu quarto. Pela tarde fui para a Slagelse, no colégio, para um último encontro com todos os intercambistas de lá e comemos um café da tarde, já que cada qual levou algo para a refeição. Depois voltei para casa e jantei com a minha família.






                             Terça acordei e tirei minhas roupas dos varal e esvaziei a máquina de lavar louças. Comi algo e fui dar uma caminhada no quintal, tocar violão e jogar um pouco de futebol. Depois pratiquei muito a minha apresentação do Rotary já que seria no fim da tarde. Chegando no Rotary, jantamos e depois outras duas pessoas fizeram uma fala rápida e então chegou a minha vez de falar sobre meu ano em dinamarquês. Minha apresentação foi divertida e todos disseram que foi muito boa, todas as minhas famílias estavam lá para assistir. Depois o presidente me entregou a flâmula do Rotary de Skælskør e me agradeceu por tudo. Voltei para casa e toquei um pouco mais de violão no pôr-do-sol e fui dormir.



















                                 Quarta-feira eu acordei e logo depois do café fui fazer um tour de bicicleta. Andei um pouco e parei escrever no topo de um pequeno farol. A tarde cheguei em casa e comi algo. Pouco depois fui jogar futebol, comi com meu Hpai e toquei violão.







                Quinta logo depois de comer café-da-manhã peguei o trem para Copenhague e fui visitar um amigo. Lá em Copenhague acabei encontrando outros intercambistas e fomos para um parque em Nørrebro. Depois de passar algum tempo lá fomos para o centro de Copenhague e l+a caminhamos um pouco. Mais tarde segui para Christiania com meu amigo do Paraguai. Tentamos ir também ao Kogens Have mas estava fechado para uma feira que seria feita lá no próximo dia. Então retornamos para sua casa e fomos dormir.







                      Na sexta-feira saí de bicicleta cedo para o meu banco em Copenhague para depositar um dinheiro que sobrou do eurotour e depois fui no parque de diversões Tivoli encontrar alguns intercambistas. Lá passamos o dia e no fim da tarde fui com uma amiga para o parque Kogens Have encontrar outros intercambistas. De lá mais tarde fomos para o centro de Copenhaga e depois encontramos outros intercambistas no McDonald's e assim ficamos mais um pouco num parque perto de lá.















                       No sábado pela manhã fui ao Kogens Have com meu amigo do Paraguai e depois encontramos com outros intercambistas no McDonald's. De lá fomos para o Nyhavn e para Christiania já que era a último dia do nosso amigo do México em Copenhague. Depois fomos na praça central e caminhamos pela rua principal até a estação central. De lá pegamos o trem até Holbæk. Lá encontramos com outros intercambistas e fizemos um pequeno piquenique numa casinha frente a praia. Depois disso fomos para a casa de uma intercambista onde eu e o um amigo iriamos dormir.





Eurotour

                        Vou tentar escrever aqui um resumão desses 17 dias de viagem.



Quando cheguei em Ringsted com meu amigo da Lituânia, logo fomos a procura de outras pessoas que estavam esperando o ônibus para ter certeza de que estávamos no lugar certo. Assim que encontramos os outros, cumprimentamos a todos e logo o ônibus chegou. Dentro do ônibus encontrei meu lugar ao fundo com outros brasileiros, mas na verdade fiquei caminhando de um lado para o outro conversando com as pessoas e encontrando um lugar mais fresco, já que o ônibus estava um forno. Em cerca de duas horas chegamos numa cidade na Jutlândia para a troca de ônibus e encontro com os intercambistas do outro distrito. O ônibus era de dois andares e os assentos eram confortáveis, mas não se inclinavam nem como semi-leito e o banheiro tinha pouca capacidade, assim só podia usá-lo em emergências. Em rumo a Bruxelas paramos uma vez em um posto na Alemanha para ir no banheiro e depois pernoitamos no ônibus.







Chegamos em Bruxelas pela manhã e depois de descarregarmos as malas nos quartos e comer café-da-manhã, fomos para um tour guiado pelo centro da cidade. Assim que o tour terminou resolvemos caminhar em uma catedral que não havia sido mostrada no tour e depois de longos 50 minutos caminhando, chegamos lá e ele era mesmo linda. Assim descansamos um pouco lá e voltamos de metrô para o hotel. Chegando no hotel tomei um banho e fui jantar. Depois da janta sai com os intercambistas para dar uma volta pela cidade a noite.

De manhã depois do café arrumamos as coisas e partimos para a Caen, Franca. Pelo caminho paramos uma vez em um posto e lá jogamos um pouco de futebol com um francês e depois planejamos em comprar uma bola em grupo. Chegamos em Caen e paramos em um castelo fortificado antigo, em um museu e em uma linda igreja. Seguimos então para o hotel e depois de ficar prontos saímos para o jantar. A noite toda só curtimos os arredores do hotel.



 No outro dia pela manhã viajamos para o lugar onde começou a libertação da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de visitarmos a defesa alemã fomos para  a praia onde desembarcaram mais de 10 mil soldados e onde tem um marco para os muitos que morreram lá. Depois fomos no cemitério e marco para os soldados americanos mortos no primeiro dia da liberação. Depois paramos em uma linda praia onde fora construído um grande caís durante a guerra, mas que agora se encontra em ruínas. Lá compramos a bola de futebol e jogamos um pouco. Mais tarde tomamos nosso caminho rumo a Paris.


Chegamos em Paris no fim da tarde e assim que ajeitamos as coisas num hotel magnífico fomos jantar. Depois da janta saímos um pouco pela cidade. No outro dia tivemos um tour  de ônibus logo depois do café e então paramos na Torre Eiffel para terminar o tour. De lá caminhei com amigos por outros pontos turísticos e depois voltamos para o hotel. 
Jantamos e a noite saímos mais uma vez pela cidade. No outro dia acordei cedo e depois de comer saímos conhecer mais um pouco da cidade. Fomos a muitos pontos turísticos e depois voltamos ao hotel. A noite fomos para um restaurante encontrar com intercambistas de outro distrito da Dinamarca que também estava em seu tour e depois fomos ver o show de luzes da Torre Eiffel. 
Depois do show caminhamos um pouco ao redor da torre iluminada e voltamos para o hotel. No outro dia só relaxei nas comodidades do hotel e caminhei um pouco ao redor do mesmo. A tarde partimos rumo a aos Alpes na Áustria. Pernoitamos no ônibus, que por sinal estava muito frio.





Assim que chegamos e preparamos os quartos, saímos para um tour até o local de trilha nas montanhas. Quando chegamos no local das trilhas caminhamos muito na montanha, atravessamos uma ponte realmente longa e bamba e depois terminamos num rio de aguá realmente azul. Alguns entraram na água mesmo sendo frio. Depois tomamos rumo para um castelo onde a Disneylândia foi inspirada e assim depois de olharmos o castelo voltamos para o hotel. No hotel jogamos futebol, um pouco de basquete e tentamos andar numa Snackline, mas não deu muito certo. 
Depois do jantar caminhamos pela cidade e apreciamos a noite iluminada pela luz dos relâmpagos. No outro dia pela manhã partimos em direção a Itália. No caminho paramos em um McDonald’s maravilhoso. Ele ficava no topo de uma montanha e tinha uma vista incrível dos  Alpes. Também tivemos uma parada na Itália para abastecer e percebemos que estava muito calor, isso me fez lembrar até do Brasil. Assim continuamos em direção a cidade costeira perto de Veneza.



Chegamos pelo fim da tarde em Lido di Jesolo e logo fomos para a praia curtir o calor. Chegando lá percebemos que a água estava muito fria, então só curtimos o sol na areia. Depois jantamos no hotel, que foi uma deliciosa macarronada, com peixe e batata frita. Depois saímos a noite e fomos para a praia. No outro dia pela manhã fomos para Veneza de barco e lá caminhamos por conta própria por onde cada um queria. A cidade é um labirinto, já que muitas pontes terminam em lugares que não se pode passar e você não pode simplesmente virar para o lado já que tem um canal de água no meio. Depois de curtir a maravilhosa cidade com um calor de quase 30 graus, fomos para o barco para o retorno, porém alguns intercambistas se perderam no caminho e chegaram 45 minutos atrasados, assim esperamos muito tempo dentro de um barco quente. Fora esse pequeno problema, chegamos ao hotel e antes do jantar fomos na praia jogar um pouco de futebol e nadar um pouco. Depois de jantar voltamos para a praia curtir a noite de lua quase cheia. No outro dia pela manhã fomos para a praia mais um pouco e se despedimos da Itália rumo a Croácia.



Chegamos em Zagreb na hora do jantar e depois da janta sai com dois amigos caminhar no centro da cidade. Caminhamos por pontos turísticos, conversamos com alguns croatas e retornamos para casa.  No outro dia logo depois do café-da-manhã fomos para um tour pela cidade e depois eu caminhei por mais pontos turísticos com dois amigos. Retornamos ao hotel e eu e mais um amigo da Colômbia fomos para um parque zoológico e regressamos ao hotel. Depois de jantar pegamos a estrada em direção a Praga, na República Tcheca.








Pernoitamos no ônibus e chegamos em Praga pela manhã. Chegando lá tivemos que andar mais de um quilometro com as malas, porque ônibus não podem circular naquela área. Depois de deixar as malas fomos num tour por um lado da cidade e depois do almoço fomos em um tour pelo outro lado da cidade, durante o segundo tour encontramos intercambistas da Holanda que também estavam em seu Eurotour. Depois voltei para o hotel e fui jantar. Logo após o jantar saímos dar uma volta na cidade pela noite e encontramos intercambistas da universidade que estudam em Praga na praça central. No outro dia logo depois do café fui caminhar pela cidade com alguns amigos e encontramos novamente alguns intercambistas da Holanda. Mais tarde eu e um amigo de Sorocaba, São Paulo, fizemos uma grande caminhada em quase todos os pontos turísticos da cidade e retornamos para o hotel. A noite depois do jantar fomos em um tour com outros intercambistas. Pela manhã bem cedinho, tivemos que levar as malas para ônibus e depois viajamos em direção a Alemanha.




No caminho paramos em uma fortaleza que foi utilizada com campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Lá vimos onde os prisioneiros dormiam, tomavam banho e ainda onde seus corpos eram queimados. O lugar era realmente horrível, mas muito interessante para entender o sofrimento das pessoas que lá estavam. Depois seguimos o nosso caminho para Berlim.



Chegamos em Berlim e jantamos. Logo depois resolvi caminhar com alguns amigos até um parque a beira do rio que não ficava muito longe do hotel. Lá curtimos o pôr-do-sol. Depois voltamos para o hotel e fomos dormir. No outro dia tivemos um belo tour por quase toda Berlim, com paradas nos principais pontos e no final nos deixaram em um dos centros. Caminhamos no shopping e depois fomos visitar alguns pontos turísticos. No caminho encontrei um hotel onde a FIFA estava e eu achei que algum time de futebol sairia de lá, mas só saíram oficiais da FIFA. Depois retornamos para o hotel e assistimos o jogo depois da janta por lá mesmo. Assim que o jogo acabou fomos para os muros de Berlim perto da estação central onde encontramos com muitos intercambistas da Alemanha. Depois voltamos ao hotel e pela manhã depois do café se despedimos dos intercambistas da Noruega e depois seguimos o nosso caminho para a Dinamarca.







Paramos duas vezes no caminho e em uma das paradas, os rotarianos nos pagaram sorvete e assim continuamos até chegar na cidade dinamarquesa na qual se dividimos em dois ônibus. Lá se despedimos de metade do nosso tour e continuamos nosso caminho. Quando chegamos em Ringsted mais uma vez se dividimos e foi por lá que fiquei, sendo assim me despedi de todos e tomei o trem para casa.





Tivemos muita sorte, porque nos dias que ficamos em Paris aconteceu o torneio de tênis de Roland Garros, na Itália tinha o mundial de Taekwondo, em Praga encontramos outro Eurotour da Holanda e na Alemanha estava acontecendo a final da Champions League.