terça-feira, 18 de novembro de 2014

Edição especial de 100 dias

                          Já cheguei aos três dígitos, mas só parecem que passaram três semanas. Estou escrevendo esse post sobre os cem dias destacando minha opinião sobre como é o país, as pessoas, a comida, o clima entre outras diferenças que acho relevante e que conseguirei lembrar. Sei que estou a pouco tempo aqui para conhecer bem as diferenças, ao final do ano farei outro com o conhecimento realmente aprofundado, porém como vou conviver um ano nesta nova cultura, posso esquecer de ressaltar muitas diferenças, porque começarão a ser normais ao meu dia-a-dia. Me desculpem se repetir algo de algum post anterior.
                           Aqui realmente faz jus ao títulos ganhos. País mais feliz do mundo em algumas pesquisas, porém em todas entra dentro dos cinco países mais felizes. Realmente todos aqui parecem feliz, alguns passam por você de cara fechada, porém quando estão em grupo de amigos ou em casa podemos ver sorrisos de felicidade. Eles aparentam que escondem a felicidade interna e não querem mostrar que estão contentes, talvez porque a cultura aqui seja muito negativa a qualquer ostentação e no Brasil a ostentação realmente está em alta. Aqui também foi eleito o segundo melhor lugar para se viver, acredito que a segurança é um dos grandes fatores para ganhar este título. Assassinatos e roubos até agora não vi. Acidentes automotivos ou alguma violência também. Aqui você pode andar nas ruas a qualquer hora sem nenhum medo. A única coisa perigosa que consegui reparar, foi no jornal em um final de semana que choveu muito e algumas ruas ficaram inundadas, mas até a inundação aqui não é tão assustadora quanto a do Brasil, talvez porque para todos os lados aqui se encontra o mar, então a água não escoa se chegar a uma certa altura, mas pelo que passava no jornal eles acreditavam que era o fim do mundo. Aqui também é o país com menor diferenças sociais, as pessoas, quase todas, têm telefones celulares muito bons, como Iphone 4S ou superior, Samsung Galaxy S4 ou superior, Sony Xperia Z2 ou superior e assim segue, também todas usam roupas de marca como Nike, Adidas, Umbro entre outras. Assim podemos ver que não há tanta diferença no nível econômico, mas também na aparência os daneses são todos brancos, loiros dos olhos azuis ou verdes, é realmente fácil reconhecer imigrantes aqui. Falando em imigrantes, aqui há um grande número de muçulmanos e podemos ver muitos restaurantes de comida turca como Shawarma, eles são mais frequentados que outros restaurantes e mais famosos também, por seu preço mais em conta. Prêmios também de país menos corrupto, eles realmente confiam nas pessoas, porque as pessoas realmente parecem merecer confiança.
                               Então como já falei as pessoas são mais fechadas em grupos, não é tão fácil conhecer novas pessoas como no Brasil, porém quando conhece alguma, você realmente começa a ser próximo dela e tem grande consideração por ela. Nos ônibus por exemplo, você nunca deve sentar ao lado de uma pessoa, ao menos que todos os pares de bancos estejam ocupados. Eles sentam em um banco e colocam a mochila, o casaco ou algo no banco ao lado para demonstrar a marcação. Eles também não convidam você para fazer muitas coisas se não é um amigo muito próximo. Todos se vestem de preto, sempre há algumas exceções, algo branco ou cinza em uma parte da roupa preta. Sempre se vestem bem, porém luto
                                 O clima é bem diferente, aqui no verão chove muito, mas só chuvas rápidas e que não deixam o dia cinza. As vezes é meio estranho, um sol lindo e chovendo, porém é muito bonito. Agora estamos no outono e chove muito, quando não chove, continua úmido e o céu cinza. Além dos dias no verão durarem cerca de 14 horas e no outono isso começa a diminuir, hoje duram cerca de 8 horas e quando é dia é cinza, então sempre está escuro. Aqui também venta muito, tornando indispensável uma jaqueta sempre, pois a temperatura pode estar quente, porém o vento tornará seu corpo frio(Se tiverem qualquer dúvida sobre o assunto é só pedir nos comentários).
                                    A comida aqui não é uma parte muita atrativa para mim, mas é claro isto é a minha opinião e de muitos intercambistas, mas os daneses que estão habituados com isso, realmente gostam de sua comida. Eles têm a refeição que nós teríamos no almoço à noite e no almoço eles comem apenas sanduíches, porém seu sanduíche é com um pão tradicional de cor marrom e preenchido com muitas sementes. O fato de eles comerem muitas batatas, carne de porco e molho é verídico. Se o almoço for em casa, eles comem o sanduíche com garfo e faca e eles colocam uma grande variedade de comida para se colocar no sanduíche. Eles não têm o hábito de comer sobremesas.  Eles também têm um doce que é odiado por todos os intercambistas, um doce preto, e definitivamente não sei como chamam algo salgado de doce(Se tiverem qualquer dúvida sobre o assunto é só pedir nos comentários).
                                    Qualquer assunto que queiram saber é só pedir nos comentários ou me chamar no bate-papo de alguma rede-social. Espero ter demonstrado um pouco da minha impressão sobre este país maravilhoso.
                                 
                                        

Semana dos cem dias




                           Domingo acordei comi o café-da-manhã e depois almocei em família. Depois do almoço fui de bicicleta até a casa da minha terceira família para buscar uma jaqueta. Tinha muito vento e uma garoa chata. O céu estava todo cinza e escurecia muito rápido. Quando regressei para casa já era noite. Então limpei meus sapatos e minha jaqueta e fui jantar com minha família.





                            Nesta segunda-feira fui normalmente na aula, e já comecei a perceber que o inverno será assustador. Sai de casa era noite e quando voltei era noite, e o dia foi cinza e úmido novamente. Além do que o frio e o vento estão realmente inconvenientes. Mas tenho que sobreviver. A noite fui com meus colegas de classe a casa de um deles para jogar FIFA 15. Jogamos algumas partidas para aquecer e depois torneio de duplas. Já que não tínhamos aula no outro dia de manhã jogamos até tarde e depois voltei com meu amigo para casa.
                        Nessa terca só tive aulas a tarde, então pude dormir até as 11:00h acordar, comer algo e seguir para o colégio. Chegando lá, frequentei as aulas normalmente e depois fui com o intercambista do Peru ao shopping para ele comprar algumas coisas. Já começamos a ver muita decoração e comida natalina sendo vendida. E já percebi que o cheiro do natal é o aroma da canela, pois todos os alimentos natalinos parecem ter canela.
                               Quarta-feira depois da aula fui para casa, descansei um pouco e segui para o meu treino de Parkour. Quase morri fazendo flexões na grama, porque às 6:00h já é noite, o clima sempre está úmido e estava muito frio. Depois na hora dos saltos a umidade e frio também atrapalharam, mesmo sendo em um pavilhão. As barras se tornavam muito lisas, porém eu consegui treinar sem cair, mas tudo com muito cuidado e não arriscando muito. Depois segui para casa, jantei e dormi normalmente.
                              Na quinta fui para escola e depois fui para o curso de dinamarquês. O curso esta quinta seria diferente, nós faríamos um tour pela cidade respondendo um Quiz com perguntas em danês e inglês sobre a cidade e algumas curiosidades. Ao final tivemos que comprar algumas coisas no supermercado falando dinamarquês. Nós comprávamos o que os professores diziam para comprar e depois chegamos ao colégio e fizemos um lanche com as compras. Terminei o curso por hoje e fui para casa, jantei e fui no basquetebol.
                                  Então essa sexta-feira está sendo muito especial, eu vi o sol novamente. Foi um momento lindo, você não ver a luz do sol e um céu azul por mais de uma semana(eu acho), e de repente você acorda e vê essa maravilha dando cores a tudo, me tirando de um mundo cinza. Para falar a verdade o céu não está de todo azul, tem muitas nuvens cinzas, porém valeu a intenção do sol de aparecer. A tarde fui para Ringsted, porque uma intercambista brasileira estava de aniversário e nós iriamos comemorar em Roskilde depois. Em Ringsted fomos para a casa e dela e lá comemos um pouco de doces e comida brasileira que o pai dela mandou de aniversário para ela. Depois seguimos para Roskilde e lá encontramos com os outros intercambistas e fomos ao parque e depois sentamos em alguns restaurantes.


                            No sábado como alguns intercambistas vieram de lugares mais distantes para parabenizar a brasileira, aproveitamos sua presença e planejamos ir para Slagelse. Mas antes de ir fui com meu Hirmão andar de bicicleta e andamos duas horas pelo interior. Passamos por um castelo, porém ele ficava meio escondido atrás de um bosque e não era permitido entra para admirar. Passamos por muitas coisas, mas a melhor foi uma igreja amarelinha e que nas proximidades tinha uma mulher vendendo um tradicional doce de natal, o qual compramos um pacote e dividimos. Depois no fim da tarde fui para Slagelse e lá andamos um pouco pela cidade, fomos em um restaurante turco e depois em um que tinha música ao vivo e o cantor cantou a música "Aí seu te pego" inteirinha para nós.