sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Primeiro dia de aula(o nervosismo voltou)

           Então como a mais de dez anos atrás no meu primeiro dia de aula aqui eu comecei a ter as mesmas expectativas de criancas. Eu nao conhecia ninguem como daquela vez, aqui é um GRANDE escola, a antiga para mim na época era grande(agora é muito pequena) e esperava conhecer pessoas realmente interessantes e divertidas, e que as mesmas se tornassem meus amigos. Então no caminho para escola, fui com o meu conselheiro de carro, eu comecei a ficar um pouco nervoso e muito empolgado. Mas quando cheguei vi os outros dois brasileiros e o nervosismo passou, só continuei empolgado.
            Conforme o tempo passava, nós estávamos na sala de espera, ia chegando mais intercambistas, uma chilena, um peruano, um boliviano, duas italianas, uma polonesa, um lituano e um norte-americano. Todos nós nos dirigimos para uma sala de reuniões e a coordenadora do programa de intercambio da escola começou a falar sobre como funcionariam as coisas, outras duas meninas dinamarquesas que já fizeram intercambio estavam na sala ajudando a explicar o funcionamento das aulas. Nossa professora de dinamarquês também chegou e se apresentou. Antes de almocar demos uma volta para ver a infraestrutura do colégio, e o colégio é lindo e imenso. Então almoçamos e fomos dar uma volta na cidade, até o ponto de trem e ônibus, dois shoppings, uma praça e uma igreja com as duas intercambistas já formadas.
             Assim retornamos e fomos para casa. O segundo dia eu cheguei atrasado, pois achávamos que era no mesmo horário do primeiro, mas nada do que umas risadas não resolvam. Então começamos a estudar dinamarquês de verdade e não e nada fácil. A tarde fomos na biblioteca do municipal e a professora falou que vamos ter de ler livros em dinamarquês e fazer a apresentação do livro depois.
               O intercambistas estão sendo pessoas incríveis, assim como o s professores. As aulas estão sendo melhor do que eu imaginava, e agora continuo empolgado para ver meus novos amigos novamente.





Domantas Ivanauskas - Lituânia
Agata Czajkowska - Polônia
Valentina Rigott - Chile
Sebastian Runland - Dinamarca(Vai para o Brasil fazer intercâmbio)
Cesar Solano Carrera - Peru
Jake Pearce - Estados Unidos da América

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Um mundo novo a conhecer(primeiras impressões)

Cidade de Næstved
         Logo percebi que a organização de municípios e de cidades é muito diferente. Aqui existem muitas cidades(vilarejos, eu diria) no território de uma cidade(município eu diria), e eu estou numa dessas cidadezinhas com o meu conselheiro, passarei alguns dias aqui para me acostumar. Aqui existem muitas árvores enormes e antigas, também há muitos pássaros, veados e lebres selvagens. As plantações são muito organizadas e a agricultura é mecanizada, eles plantas culturas que eu não conheço o nome, a única que reconheci foi o trigo. Também pode-se notar que o território para a criação de animais é bem reduzido, mas o número de animais também, vi algumas ovelhas, vacas e cavalos.
Museu de Skælskør
             Morro perto do mar e ele realmente é incrível, a água está quente, porque é no verão, mas venta muito, muito mesmo, então ao ar livre se torna frio se você está parado. Chuvas podem vir rapidamente e acabam rapidamente também. Os dias nesta época do ano têm uma grande duração, o sol brilha próximo das 7:00a.m. e se põe perto das 10:00p.m., assim tenho muito tempo para fazer atividades ao ar livre e ver a região. A bicicleta é um meio de transporte muito usado e existem muitas ciclovias. 
Vilarejo antigo preservado em Odense
O asfalto é impecável e as ruas e calçadas se encontram em ótimo estado. As casas tem uma arquitetura, em sua maioria, mais antiga, e aqui existem muitas casas antigas, datadas do século XVI e XVII. Eles não usam tijolos comum para fazer as casas, os tijolos aqui parecem maciços e são menores do que os nossos, e possuem varias cores. Também encontrei muitas igrejas belíssimas e castelos. Acredito que toda cidade aqui tem pelo menos um museu, o qual conta sua história. Aqui a cultura é muito valorizada, seja com museus, mantendo construções antigas, com fotos, teatros e cinemas.

Enseada de Skælskør


            Aqui existem muitos barcos a vela, a motor, iates etc. Eu velejei num barco a vela na primeira reunião do Rotary Club(Era uma reunião especial, na qual no começo fomos ao mar com barcos e depois comemos um "churrasco"). As cidades aqui são muito limpas, é difícil encontrar lixo no chão. Os preços são realmente altos aqui, em um lápis que no Brasil pagaria entre 50 centavos à um real, paguei aproximadamente seis reais.



Jardim do Museu de H. C. Andersen

              A comida é muito diferente, aqui no almoço comemos pão com diferentes molhos, cremes, carnes, etc. Comemos o pão do almoço, se em casa, com garfo e faca. E o pão é bem diferente também. Na janta comemos uma refeição mais pesada, na qual pode ser carne de gado ou de frango frita ou assada no fogão, saladas, batatas, arroz e diferentes molhos e temperos. A água também tem um gosto diferente do que a brasileira, prefiro a nossa.
                  Nesses primeiros dias não estou tendo muito tempo livre, porque estou fazendo muitas viagens e quando estou em casa tento andar de bicicleta, pois há muitos locais lindos aqui. A comunicação é fácil, porque quase todos falam inglês. Minhas famílias aparentam ser simpáticas e meu conselheiro é um grande homem, muito hospitaleiro assim como sua mulher. Ele já viajou para mais de 70 países e então tem muitas história para contar, ele realmente é um grande exemplo.


Igreja de Eggeslevmagle Kirke
Você pode ler mais sobre alguns locais que visitei aqui:

Museu de Hans Christian Andersen (Um dos maiores escritores do mundo)

Veja fotos no albúm

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O desafio para chegar ao velho mundo(a viagem)

Foz do Iguaçu
           Parecia que o destino não queria que eu chegasse aqui, os pilotos entrando em greve, a empresa que eu comprei a passagem ser online(então foi difícil resolver, peguei reembolso), procurar outra passagem, quando cheguei no aeroporto em Foz do Iguaçu vi que a minha identidade têm o nome da minha mãe errado(Giovana Angela Dalla Valle Garcia: Correto, Giovana Dalla Valle Garcia: Errado), e na autorização para a viagem estava correto(Sorte que eu tinha me emancipado assim pude viajar, mas ocorreu um transtorno neste momento), filas enormes, o avião atrasar, vomitar em dois vôos, etc e tals. Mas aqui cheguei e tudo valeu a pena, TUDO MESMO.
Avião da TAM para Viagens Internacionais
           Então agora vou falar o que achei sobre a viagem, fora as partes ruins. Em foz falei com um chinês que adora viajar o mundo, ele já esteve em muitos lugares e eu expliquei um pouco sobre o Brasil para ele. O voo pela TAM é muito bom, a comida e as cadeiras são confortáveis. Em Guarulhos foi um pouco complicado, o lugar é enorme e tinha muita gente, mas achei a fila rapidamente e a fila era imensa, fiquei mais de uma hora nela até chegar na área para aguardar o voo. Conheci durante o voo um casal de Lajes-SC que estava indo para Inglaterra e que viajam muito também e um Lontrense(nunca pensei que acharia um lontrense ali) que saiu de Salto do Lontra a mais de 15 anos atrás e que mora em Londres a mais de 5 anos.
São Paulo
         O aeroporto de Londres é lindo e imenso também, os produtos lá são baratos, menos lembrancinhas. Lá comprei uma blusa e um chaveiro para enfeitar meu blazer. Conheci uma finlandesa em Londres que estava com os netos viajando pela Inglaterra. O voo da empresa SAS não chega aos pés da TAM, comida tem que ser comprada e bebida também, única coisa grátis era um chá(tão ruim que eu vomitei ele) e um café. E as cadeiras nada confortáveis. Chegando no aeroporto de Copenhague, que também é grande e bonito(mas o Aeroporto de Londres é muito mais lindo), demorou para as bagagens aparecerem na esteira e assim que peguei elas eu fui para a saída, lá achei minha primeira família e o meu conselheiro e sua mulher, com placas escritas "bem-vindo" em português e dinamarquês, e com muitas bandeiras da Dinamarca. Se abraçamos e conversamos um pouco, depois segui com meu conselheiro para sua casa na qual vou ficar até sexta.
Londres






Copenhague


Veja mais fotos no albúm: Viagem