sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Em busca de um rumo(escolha do país)

          No primeiro sábado(17) de dezembro de 2013, data planejada para a realização da escolha dos países, acordei as 4:00h para partirmos para Foz do Iguaçu, local programado para a escolha. Chegamos por volta das 8:30h, o Oficial do Intercâmbio do Rotary, Hicham Charif Reda, levou eu e minha mãe até o Recanto Park Hotel e por lá permaneceu conosco para a escolha e retorno após a mesma. Chegando lá, esperei por algum tempo até chegar outros futuros intercambistas, meus amigos, cumprimentei-os e logo começamos a conversar sobre a aflição e ansiedade da escolha. A principio eu queria pegar Nova Zelândia , como o Irineu tinha falado no dia da prova, porém no e-mail que ele mandou com as opções de países não constava. Então dentre os países da lista eu deseja, por ordem, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Bélgica, e Finlândia, caso não restasse nenhum destes eu á ficaria muito contente com Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas que ainda sobraram vagas. 
Natália Zúniga(ecolheu Alemanha), Eu, Gustavo Dal Cortivo(voltou do México),
 Marilia Colombo(escolheu México) e Kazuya Endo(escolheu México)
       Conforme o Governador do Rotary, que se encontrava presente na escolha, foi proferindo seu discurso e após o Chairman dando outras explicações sobre intercâmbio, alguém falou Nova Zelândia ou algo relacionado a lá que fez com que o Irineu se lembrasse e então ele colocou no quadro com uma vaga para lá. Eu fiquei muito contente, pois até a posição 16º ninguém havia escolhido Nova Zelândia, porém a alegria acabou quando uma garota de Cascavel a escolheu. Mas respirei fundo e fui vendo as outras opções que eu desejava porém foram se consumindo quando chegou a mim escolhi minha 6ª opção com um pouco de medo e descontentamento. Acredito que era pra ser assim, eu ir para Finlândia, ou pelo menos, já aceito a ideia, lá será incrível também, mas ainda aguardo na expectativa de uma ligação do Irineu falando que abriu vaga para algumas das minhas outras 5 opções. Assim que escolhi o país me dirige a mesa para assinar e confirmar minha escolha, e ao final disto o Hicham quis que fossemos logo embora sem nem ouvir a explicação do preenchimento do Application, documento em inglês com todas suas informações que deve ser enviado ao país de sua escolha para eles decidirem se lhe aceitam ou não. Eu peguei o CD do Application e uma folha com uma ajuda para o preenchimento, me despedi de meus amigos e me dirigi ao carro para o retorno. Como era por volta de meio dia decidimos parar para almoçar no Restaurante Castelinho em Matelândia. Lá comemos uma deliciosa comida e encontramos meu amigo Pedro Warmiling Botelho, que também irá para o intercâmbio, ele escolhera México.



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Meu futuro começa aqui(prova do intercâmbio)

        No dia 11 de outubro de 2013 fui com um amigo, Charif Hicham Reda, que também faria a prova e era da minha cidade, para Pato Branco de ônibus. Lá dormimos na de outro amigo, Matheus Gobatto que estuda Eng. da Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco, e assim no dia 12, sábado, acordamos as 7:30h e ligamos para um taxista nos levar até o local da prova, Escola Estadual La Salle. Lá esperamos na fila para confirmar presença e pegar o crachá com o nosso número e cor para distribuição dos participantes nas salas, e logo após se dirigimos a sala de audiência da escola para ouvir uma breve palestra e orientações sobre a prova proferidas pelo Chairman Irineu Antonio Feiten. Após isso por volta das 9:30h todos já nas suas salas começaram a avaliação. O teste continha uma provas escrita sobre Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico,Rotary e Língua Inglesa, além de três temas de Redação para minha escolha. Esta etapa era realizada de manhã, após o fim dela deveríamos pegar uma senha para as entrevistas em Inglês a tarde. 
Eu, William Lykke Nielsen, Eugenio Rodrigues
                              (Dinamarquês)          (Novo amigo de Pato Branco)
        Por ser o último a deixar a sala estava meio preocupado esqueci de pegar a senha,e ainda por cima, meus amigos me abandonaram indo almoçar levando minha mochila e meu celular. Graças a uma rotariana muito simpática os encontrei, ela me levou no restaurante mais próximo e eles estavam lá. Demos muita risada depois dessa história no restaurante. A tarde como fiquei sem senha falei com o Chairman e lógico fiquei por último para a prova Oral de Inglês, mas até foi bom porque assim conversei muito com outros candidatos e criei novas amizades. Quatro professoras de inglês realizavam a prova cada uma em uma sala, assim eu fui na primeira sala e ela fez perguntas sobre porque eu queria ir pro intercâmbio, para onde eu desejava ir e quais os motivos, e como eu vejo a minha cidade, estado e país. Após o fim da prova, uns 15min, foram divulgados os gabaritos, esqueci de falar que eles permitiam levar as provas. Assim o pessoal de Foz do Iguaçu que estava esperando uma carona,assim como eu e meu amigo, foram vendo quantos acertos tivemos, eu tive 27 de 40 questões(lembrando que foi tudo muito rápido desde minha inscrição até a prova e que o meu Rotary não possui Cartilha Rotária que auxiliaria em muito os meus estudos para este exame). Assim ao final de conferir um rotariano amigável, que abrigava uma intercambiária dos EUA, nos levou até um almoço onde se encontravam muitos interactianos, alguns intercambiários, e outras pessoas que realizaram a prova. Lá conheci uma finlandesa, uma americana e um dinamarquês. Segue em anexo a prova do YEP do 4640 do ano de 2013:

Logo mais Prova 2013

       Segue aqui o e-mail do Chairman(Oficial do Intercâmbio do Distrito) do 4640 Irineu Antonio Feiten para retirada de dúvidas referente ao intercâmbio(só entre em contato caso possua um Rotary Club em sua cidade e se possui a aceitação deles para correr atrás do Rotary Youth Exchange Program):


YEP4640


O começo de um sonho(inscrição para o intercâmbio)


  Capa do meu Application com fotos de Salto do Lontra
       Quando consegui convencer meus pais e consegui a aceitação do Rotary, meu Oficial do Intercâmbio recebeu um e-mail do Chairman do 4640 Irineu Antonio Feiten, nele contia informações sobre o depósito da taxa para a realização prova, sobre a data e o local da prova e a data para o envio(03/10/2013) do comprovante do depósito e a documentação em anexo toda preenchida e assinada. Além dessas informações o e-mail também falava sobre como seria o teste, a quantidade de intercambistas por Rotary Club, informações sobre a ordem da escolha dos países, valores enviados ao Rotary Internacional entre outros dados. Estes são os termos que devem ser preenchidos para a inscrição prova do ano de 2013.

Termo de Compromisso do Candidato
Termo de compromisso do Rotary Club Patrocinador
Ficha de Inscrição do Candidato